Resenha: Boku Dare ga Inai Machi

Boku Dare ga Inai Machi, de Kei Sanbe
Sinopse: O esforçado autor de mangá Fujinuma Satoru é assolado pelo medo de se expressar. No entanto, ele tem a habilidade sobrenatural de ser obrigado a evitar mortes e catástrofes sendo mandado de volta no tempo antes do incidente ocorrer, repetindo o tempo até que o acidente seja evitado. Certo dia, ele se envolve num acidente que o incrimina como assassino. Desesperado para salvar a vítima, ele volta no tempo apenas para se ver como um aluno do fundamental um mês antes de sua colega de classe Hinazuki Kayo desaparecer. Satoru agora embarca numa nova busca: salvar Kayo e resolver o mistério de seu desaparecimento.



  Eu descobri esse anime há três dias por acaso. Eu estava procurando fotos de animes no Google Imagens e encontrei algumas imagens desse anime. Ele foi lançado esse ano (2016), em janeiro. Como um anime tão foda foi lançado esse ano e eu não soube da existência dele? ;-; deve ser porque é um Seinen. Shoujo e Shounen são os mais populares, consequentemente os mais falados. Eu li a sinopse e me interessei. Terminei em dois dias. Não é um anime grande. Tem apenas 12 episódios.


  A história começa nos mostrando a vida monótona de Satoru, um mangaká que tem 29 anos. Falei a idade por falar. Na primeira cena, Satoru é demitido da empresa onde ele trabalhava desenhando mangás. Por ter grande dificuldade em expressar o que sente, ele transmite essa mesma dificuldade em suas histórias, o que leva a sua demissão.
Aposto que muita gente se identificou
  Além de ser mangaká, Satoru é entregador de pizza. E é numa dessas entregas que nos é apresentada a sua habilidade sobrenatural: Ele está dirigindo na numa via de mão dupla e de repente volta alguns segundos no tempo (talvez um minuto, sei lá). Quando isso acontece, ele procura sentir algo desagradável ao seu redor. Sente algo errado em um caminhão e decide segui-lo. O motorista estava desacordado e ia bater numa criança que atravessaria a rua. Porém, Satoru o salva. Só que ele mesmo acaba sofrendo um acidente por salvar o garoto, e fica desacordado por dois dias.

"Eu chamo o fenômeno de Revival.
Geralmente eu volto entre um e cinco minutos, onde tudo é a mesma coisa que antes. É sempre antes de algo ruim acontecer. Eu me deparo comigo buscando uma coisa que não parece certa. Como se alguém tivesse me colocado lá para prevenir isso. Como resultado, eu fico evitando inúmeras vezes que problemas aconteçam. Na maioria dos casos, os incidentes negativos não dão em nada. Às vezes eles trazem consequências negativas para mim."

  No anime não é dito quanto ele começa a voltar no tempo, mas, aparentemente, deve ter começado há pouco tempo. Eu não sei se no mangá diz quando começou porque eu não li. Então a dúvida ficará no ar.
  O interessante é que quando vai acontecer um Revival aparece uma borboleta azul. O azul brilha, um azul neon. A borboleta representa o "Efeito Borboleta¹". Isso me lembra muito o jogo 'Life Is Strange' - a protagonista, Max, tem a habilidade de voltar no tempo e uma borboleta azul sempre aparece quando algo está prestes a acontecer.
  ¹Para quem não sabe, Efeito Borboleta é um termo que quer dizer que até mesmo pequenas atitudes podem se propagar à grandes transformações, mudanças muito graves. "O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque."

  Ainda no primeiro episódio, Sachiko (mãe de Satoru) visita o filho e decide morar com ele por uns dias, já que estava preocupada. E, pelo que aparenta, eles não têm uma relação muito boa de mãe e filho, mas não se odeiam.
Japas...
  À noite, antes de dormir, Sachiko liga a televisão para ver o noticiário e se depara com o caso de uma criança que desapareceu no dia anterior. Essa notícia a faz lembrar de crianças que foram sequestradas em seu bairro há 18 anos, quando seu filho estava na quinta série. Três crianças, duas delas eram da mesma sala do seu filho, foram sequestradas e mortas. Foram duas meninas e um menino (que fazia parte do grupo de amizade de Satoru). Nunca encontraram o culpado. Havia apenas um suspeito, um homem adulto que conversava com as crianças do colégio (chamavam-no de Coragem por ele estar sempre dizendo as crianças para ter coragem), porém ele sempre se alegou inocente. Coragem foi preso, mas Satoru sempre acreditou em sua inocência. Tinha certeza de que ele nunca faria algo do tipo.
  Há um momento em que Satoru tem outro Revival, entretanto ele não consegue sentir nada estranho ao seu redor. Ele procura e procura, mas nada anormal lhe chama a atenção.
  Se eu contar o que acontece depois vai ser um spoiler gostoso... De qualquer forma, acontece algo que só pode ser consertado no passado. Ele tem um Revival longo - volta 18 anos, um pouco antes da primeira criança ser sequestrada. Satoru precisa encontrar o assassino para consertar o seu presente.
  Outra parte que me lembra Life Is Strange é que ele tenta o possível e o impossível para salvar Kayo, a primeira criança. Me lembra Max e Chloe (na versão hetera). Até mesmo o assassino me lembra LIS. É quase um LIS versão anime. Quase.
  Cara, um Seinen tem um clima tão diferente de um Shoujo ou de um Shounen. Esse anime tem aquele clima de filme de suspense. Os personagens também não fazem aquelas caras e bocas características das animações japonesas.
  A abertura é foda para um caralho! A música é Re:Re: de Asian Kung-Fu Generation. SIM, O NOME DA MÚSICA É RE:RE:
  Esse anime é bom demais, gente. Vocês têm que assistir.
  Vou dar um spoilerzinho não muito forte sobre o que acontece antes dele voltar 18 anos: Uma pessoa é assassinada e ele, Satoru, acaba sendo o principal suspeito. O assassino sempre consegue incriminar qualquer outra pessoa, fazer qualquer um ser suspeito menos a si mesmo.
  O anime é bom o começo ao fim. Até o encerramento é bom. Muito foda ;-; talvez o melhor lançado em 2016.
  Então eu recomendo! Assistam o quanto antes, vocês vão amar! Esse anime é digno de entrar nos favoritos.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)