Análise: Steven Universe acabou?


   Como os fãs da série sabem, nessa semana lançou o último episódio da 5ª temporada de Steven Universe: Change Your Mind.
   Antes de tudo vou avisar que, obviamente, vou dar spoilers. Então se você não assistiu, vá no dailymotion e assista - vale muito à pena!

   O episódio Change Your Mind chegou nessa segunda feira, dia 21, e explodiu mentes. Eu não vi nenhuma crítica negativa. Esse episódio agradou a todos e é um final merecedor. Porém eu percebi muitas pessoas falando na internet que está confirmada uma sexta temporada. Pesquisei e não achei nenhum lugar oficial que confirme, de fato, outra temporada, mas achei isso:
gmike0220: "Que triste, essa é a última temporada"
cartoonnetworkofficial: "Não, tem muito mais para vir!"
   O que a Cartoon quer dizer com isso? Fica a dúvida. Podem estar falando do filme que vai chegar entre setembro e dezembro; ou podem estar se referindo a mais uma temporada. De qualquer forma, ainda teremos um gostinho de Steven Universe antes de dar adeus.
   Change Your Mind foi um dos melhores, senão o melhor, episódio da série! Finalmente vimos as fusões que estávamos esperando: Sunstone, Obsidian.
Rainbow 2.0
    Finalmente apareceu Rainbow com Steven! Essa fusão ficou MUITO diferente da Rainbow com Pink/Rose. Absurdamente diferente, até parece outra.
   O interessante é que essa é a única gem (ou fusão) que é dublada por um homem, Alastair James. Aparentemente é a única fusão "masculina" da série. Por que será? E finalmente foi revelada a arma da(o) Rainbow, a junção da lança da Pérola com o escudo do Steven resultou em um guarda-chuva - como muitos fãs teorizavam!
Sunstone
   Também, finalmente Steven se fundiu com Garnet. Uma fusão bem diferente; eu até diria uma gem bem diferente! Parece ter uma afinidade com o fogo, assim como Rubi. Em seus poucos minutos de aparição podemos perceber que ela costuma quebrar a quarta parede! E ela é bem pequena para uma fusão com 3 gems.
Obsidian
   E a fusão mais inesperada: a fusão do templo! Uma fusão enorme e estável. Levando em consideração a instabilidade de Alexandrite, é Steven quem faz Obsidian ficar estável. Um fato interessante é que essa fusão não tem uma dubladora diferente, todos os ruídos que ela faz são vozes das gems que a complementam.
   Também há as novas roupas das personagens <3 mas ñ vou colocar aqui porque é personagem demais

   Além de, claro, finalmente foi tirada nossa dúvida do que acontece se tirar a pedra de Steven. Desde o começo da série é provado que Steven é Steven. Há vários momentos que mostram que ele é ele mesmo. Mas confesso que eu achava que Pink ia se encontrar com ele quando a White tirou a gem. Isso me lembra aquele vídeo que Rose faz para Steven, quando ela diz "Nós dois não podemos existir ao mesmo tempo". Steven foi dividido nesse episódio - metade humano, metade gem - e podemos perceber que ele não pode viver muito tempo sem sua gem - afinal, ela faz parte dele. Isso me fez pensar... se Steven morrer - deixar de existir - Pink volta? Steven não parece ser imortal, mas ele também não parece envelhecer no ritmo humano normal. Quem sabe ele tenha uma vida prolongada? O que é triste por causa de Connie... Enfim, não vou fazer teorias aqui! Nós e o próprio Steven tivemos a certeza de que ele é ele mesmo. Ele mostra sua felicidade se abraçando. Steven se encontrou. Apesar de ter a gem da Pink, a existência de Steven é única.
   Sinceramente achei um tanto decepcionante como a White foi derrotada. Confesso que eu esperava uma luta com o poder do protagonismo e não uma conversa com o poder do protagonismo. Foi VERGONHOSA a derrota da White Diamond. (SE LIGARAM NA PIADA?). White foi derrotada porque sentiu vergonha................ Eu sei, é um desenho infantil. Apesar da 'batalha final' ter sido bem Naruto protagonizada deu para aproveitar. Foi ótimo, quase perfeito! Só seria perfeito se tivesse uma luta MESMO. Lapis, Peridot, Bismut e Connie - queria vê-las lutando juntas, principalmente Connie.
   Lars e Sadie se reencontraram após suas mudanças. Acho que agora finalmente vão se resolver!
   Ainda não temos certeza do porquê, mas as Diamantes dentro da água tem algum benefício para as outras gems. Vimos a Yellow numa sauna nesses últimos episódios, e a Blue tomando banho numa banheira. Elas guardam o "suor" e a água que entra em contato com elas. Também foi mostrado que uma gota de suor de Steven, ao tocar numa pedra, fez nascer um Pebble. Agora o que as Diamantes fazem o que essa água? Fica a dúvida.
   Vocês perceberam que Jasper voltou com chifres? Sei que isso é por causa de quando ela foi corrompida. Parece que nem as Diamantes juntas tiram por completo. 
Aleatoriamente porque foi muito engraçado!
   Sem querer ser chata, mas não pude deixar de perceber alguns erros nesse episódio. Como quando eles formam a  Obsidian e ela é, aparentemente, igual a estátua do Templo de Cristal, porém quando Steven se funde com Pérola o Rainbow 2.0 é totalmente diferente da Rainbow Quartz. Se antes elas se fundiram com Rose, por que Obsidian é igual com Steven? Se bem que nunca vimos a fusão antiga...
   Por que White diz que Steven está agindo como uma criança se ela supostamente não sabe o que é uma criança? Sabemos que não há fase criança com as gems. Além de que ela também parece saber o que é uma mãe. E no começo desse episódio Blue nem sabe o que significa "fome". A White sabe de coisas que ela não deveria. Ela até mesmo sabe dos sonhos de Steven!
   Como Steven se funde com as gems pufadas? As gems não têm que estar em sincronia para fazer uma fusão? Como ele entrou em sincronia com as gems que nem estavam conscientes?
    Pink é mais forte que White? Pelo medo de Blue e Yellow, imaginei que White fosse a mais forte de todas. Além do tamanho, também é claro o tratamento que elas dão uma para a outra. Pink é deixada de lado, Blue e Yellow dão um certo respeito e White é a líder. Então por que quando o Steven gem (rosa) gritou conseguiu abalar a White? Apenas com um grito!
   Pelo que percebi, a Mecha Diamante é gigantesca. Muuito maior que as Diamantes, que já são enormes. Antes da Obsidian escalar dá pra notar que a fusão só é do tamanho do pé da Mecha. Mas, no final, as pernas na nave de Pink está BEM menor. Garnet, que é muito menor que Obsidian, está na metade da canela.
   EU QUERIA VER AQUELA FUSÃO FOFA DE NOVO AAAAHHH
  
   Esse foi um ótimo final. Um dos melhores finais de desenhos animados de já vi. Steven Universe é um dos melhores desenhos que já assisti na vida!
   O desenho é cheio de metáforas e quebras de tabus!
   As fusões são como relacionamentos em geral. Garnet é uma relacionamento amoroso. Stevonnie é uma amizade. Malachite é um relacionamento abusivo. Em Homeworld, gems diferentes são extremamente proibidas de se fundir. E quando isso acontece todos ficam chocados e ninguém, principalmente as líderes, aceitam. Seria uma metáfora para relacionamentos homoafetivos? Porque, como sabemos, homossexuais sempre existiram e sempre foram vistos de forma negativa. Houve épocas em que gays eram mortos apenas pelo fato de serem gays. Até hoje existe muito preconceito! É interessante porque no desenho mostra todo o amor que Garnet sente, há vários momentos românticos de Rubi e Safira. Um amor puro que é admirado. Assistindo Steven Universe não vemos nada de mais na fusão Garnet. Enquanto em Homeworld é visto como uma abominação que não deveria existir, então elas têm que disfarçar desfazendo a fusão. Um casal que precisa fingir que não é um casal. Até mesmo fusões que não são românticas são vistas como algo ruim. (Quando eu estava no Fundamental II haviam dois meninos que eram muito unidos, muito amigos. E rolavam muitos boatos pela escola que eles eram um casal apenas porque eles eram muito próximos). E Stevonnie é por serem de espécies diferentes. Há muitos preconceitos em Homeworld.
   Sem falar que TODAS as gems são do gênero feminino. Guerreiras fortes e mulheres.
   E, claro, Rubi e Safira são duas personagens femininas que se casam e se beijam.
   VOCÊS TÊM NOÇÃO DE COMO ESSE DESENHO É INCRÍVEL?
Muitas metáforas, gente!!!
   A história fala principalmente sobre aceitação. Aceitar quem você é e aceitar as pessoas como elas são.
   Pink era diferente das outras Diamantes. Ela era mais mente aberta e era sempre punida por isso. Ela tentava entender as diferenças. Ela até mesmo fez um grupo com gems renegadas. E ela lutou por sua causa! Foi uma luta física que não deu certo. Ao contrário de Steven, que teve um diálogo com as principais 'vilãs'.
   Eu interpretei as gems defeituosas como minorias. Sabe, como gays, negros, mulheres, deficientes. Minorias.
   As Diamantes, principalmente a White, não aceitam diferenças. Sejam raças diferentes ou minorias. A luta de Rose/Pink foi fazer elas perceberem que ser diferente não é ruim. Ela chamou atenção e recorreu à violência, fingindo até a própria morte. Não deu certo e ela trouxe desgraça para seus aliados.
   Sinceramente não sei qual a metáfora das gems corrompidas. Talvez nem tenha! Foi só uma maneira de falar com a White, fazê-la sair da própria cabeça.
   Steven, mais pacifista que Rose/Pink, quis resolver tudo conversando. Foi difícil, mas ele conseguiu. Conseguiu fazer as Diamantes aceitarem as gems diferentes.

   Vou parar por aqui porque já escrevi demais, hehe!

   Não tenho ideia do que vai ter no filme. Esse episódio resolveu todos os problemas pendentes, apesar de não ter tirado tooodas as dúvidas. Quem sabe apareçam outros alienígenas para ser outros vilões? Ficamos no aguardo!

Twitter ~ @Lih_corne
Facebook ~ Otakornio

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Excelente crítica, com exceção do excesso de termos em inglês, principalmente os nomes dos personagens. Decida-se: Ou você posta tudo em inglês ou português. Aconselho a segunda opção. E queremos mais Steven.

    William Moraes Corrêa.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)