Fanfiction: O que é?

  Eu sei que as fanfics estão bem conhecidas e populares hoje em dia, mas sempre há aquelas pessoas que não sabem exatamente o que são. Eu vou explicar do meu jeito para vocês não terem mais dúvidas!


   Em primeiro lugar, a tradução para "fanfiction" é literalmente "ficção de fã", que é basicamente uma história (uma ficção) escrita por um amador (um fã). Simples assim.
    Geralmente fanfictions são releituras. Por exemplo: eu sou fã de Harry Potter e, obviamente, gostei muito de como os livros se desenvolveram, mas, para mim, algo deixou a desejar, então eu decido reescrever a histórias a partir de determinado momento e desenvolvê-la como eu gostaria. Claro que existe mais um tipo de releitura. Algumas se passam no mesmo universo da história original e outras em um universo paralelo. Eu posso escrever Harry Potter sem todos os bruxos e a magia, se eu quiser, e mudar toda a história original. Assim como eu posso escrever da forma mais parecida possível com a história original e mudar os pontos que eu queira (posso colocar Harry e Rony para ser um casal, por exemplo).
    Maas nem todas as fanfics são releituras. Existem fanfics chamadas Originais, que são histórias originais dos autores, como se fossem livros, porém existe uma diferença de fanfics e livros - que eu vou explicar já, já. E também existem fanfics com pessoas reais. Exemplo: fanfics de cantores de bandas (especificamente coreanas) são muito populares. Claro, eles são pessoas reais. Nem todos têm uma vida foda o suficiente pra fazer uma história, entretanto os escritores criam suas próprias histórias. Não há limites nas ficções. A história deles pode se passar tanto no planeta Terra quanto em Marte. Eles podem até mesmo ter magia e se camuflarem no mundo humano. São como histórias originais, mas geralmente as características dos personagens são as mesmas das pessoas reais (personalidade, aparência, relações, etc).
    Como eu disse antes, existe uma diferença entre fanfics e livros. Não é somente por ser escrito por amadores (até crianças de 12 anos podem publicar uma fanfic), mas é como se existissem "regras" por lá, sabe? Tipo, existem fanfics que usam o POV (Point of View), que é a mudança da narrativa na primeira pessoa. Os escritores colocam nesse formato:
   POV Fulado de tal ON
  Aqui ele escreve o ponto de vista do personagem até quando desejar
   POV Fulano de tal OFF

    Nas fanfics também há muitos flashback e eles geralmente colocam no mesmo formado do POV:
 Flashback on
Na maiorias das vezes, o flashback é em itálico
 Flashback off

    Além de alguns clichês que são tipicamente típicos de fanfics. Beijo: Ele pediu passagem com a língua e eu concedi, nossas línguas travavam uma batalha onde não existia vencedor. Como o bom e velho cabelo preso em um "coque solto", a descrição dos beijos e algumas cenas de sexo.
     A forma de escrever também é diferente dos livros. Algumas fanfics são puro humor, então muitas vezes a escrita é extremamente cômica e diferente. Ex.: Ela dançava como uma lombriga com câimbra, mas para seu namorado ela parecia um unicórnio vomitando arco-íris e cagando cupcakes.
    E, claro, a história em si. Muitas fanfics têm histórias realmente boas e envolventes, mas algumas não têm exatamente uma história, são bem bobinhas e leves, centradas na relação dos personagens, mas são boas de ler. Por ser escrita por amadores de qualquer idade, grande maioria das fanfics têm erros de gramática e até de coesão e coerência. Assim como os livros, nem todas as fanfics são boas... Só que... É mais fácil você achar uma fanfic ruim do que um livro ruim.
    Obviamente, nem todas as fanfics são assim. Há escritores que realmente se dedicam para fazer uma história inovadora e envolvente.
    Espero que dê pra entender um que é uma fanfic hsuiqw

    Esses são os sites brasileiros mais populares entre os leitores:
  Spirit
  Nyah!

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)