Resenha: Neon Genesis Evangelion

Neo Genesis Evangelion, dos estúdios Gainax e Tstsunoko Production
Sinopse: No ano de 2015, o mundo está à beira da destruição. A última esperança da humanidade está nas mãos da Nerv, uma agência especial sob as Nações Unidas, e seus Evangelions, máquinas gigantes capazes de derrotar os Anjos que anunciam a ruína da Terra. Gendou Ikari, chefe da organização, busca pilotos compatíveis que possam sincronizar com os Evangelions e realizar seu verdadeiro potencial. Ajudando neste empreendimento defensivo estão o talentoso pessoal de Misato Katsuragi, Chefe de Operações Táticas, e Ritsuko Akagi, Cientista Chefe.
Face a face com seu pai pela primeira vez em anos, a vida calma de Shinji Ikari de 14 anos é irreversivelmente alterada quando ele é levado para as profundezas de Nerv, e para um novo e angustiante destino - ele deve se tornar o piloto de Evangelion Unidade 01 com o destino da humanidade em seus ombros.
Escrito por Hideaki Anno, Neon Genesis Evangelion é um conto heróico de um menino que se tornará uma lenda. Mas como este drama psicológico se desdobra, antigos segredos sob o quadro geral começam a borbulhar para a superfície... 

~Relembrando que eu pego a sinopse do Myanimelist~

  Pois bem decidi assistir esse anime de uma vez por todas, já que tanta gente elogia e há tantos easter eggs dele em outros animes e vídeos sobre animes.
 
  Evangelion é um seinen antes mesmo de existir esse conceito. Esse anime é tão famoso porque ele é importante para a histórias dos animes. Além de ter sido um dos primeiros animes mais sérios, voltado para um público mais velho, ainda inovou com características de personagens que existem até hoje - como tsundere e kuudere.
Quem será a tsundere e a kuudere?

  A história tem um clima tenso e triste. O personagem principal, Shinji, é MUITO diferente dos personagens principais de shounen, na época. Até mesmo hoje em dia ele é um personagem diferente. Ele é cheio de defeitos e não tem determinação; uma pessoa deprimida e até frustrada. Shinji é um personagem complexo, e sua complexidade ser o motivo para muitos fãs de animes não gostarem dele. Quer dizer, vejam outros exemplos de shounen. Naruto, Luffy, Goku... São personagens que enfrentam seus problemas de cabeça erguida e estão sempre positivos, enquanto Shinji é um covarde e odeia a si mesmo. Animes, filmes e livros, em geral, têm personagens com personalidades marcantes; são pessoas que queremos ser e os admiramos por isso. Mas às vezes o cinema e a literatura trazem personagens reais e ficamos frustrados pelas atitudes que eles não tomam. Afinal, é uma história. Estamos seguros e os personagens não são reais, portanto queremos ação. Personagens complexos trazem histórias complexas. E é assim que Evangelion é.
   Evangelion não é daqueles animes que explica tudo. Muitas vezes você tem que pensar e descobrir sozinho. Sinceramente, eu gostei bastante disso! Gosto quando uma história me deixa pensar. Apesar que o final é confuso demais. Exageraram na não-explicação. Ao menos tem o filme para deixar mais compreensível.
   O anime é inovador para a época, mas hoje em dia a história não é tão impressionante. Tem bastante clichês, como ~alerta de spoiler~ quando em todos os episódios os personagens ficam tensos porque a chance de ganharem a luta é praticamente zero. Eu sempre sabia que ia dar certo porque em todo episódio tinha o mesmo diálogo. E esse tipo de coisa não acontece só nesse anime. Será que os animes antes desse não tinham essas lutas quem deveriam dar errado, mas obviamente davam certo?
   Eu não curto animes de mecha, mas esse é diferente. As mechas têm uma certa conexão com os personagens. Mistérios!
   O anime tem muitas cenas paradas. Muitas vezes pensei que não estava carregando ou travou. Realmente fica parado como uma foto. Acho que se fosse feito com a tecnologia de hoje, os personagens iriam respirar ou piscar os outros - qualquer coisa para você ter certeza que foi proposital.
    Sendo bastante sincera e até cruel, o mais interessante do anime é a reta final. Eu imagino que o anime inteiro deve ter sido inovador nos anos 90, mas hoje em dia tem animes mais complexos e intensos. O final é bem confuso e interessante. A história deixa MUITO espaço aberto para você pensar e descobrir o que realmente está acontecendo. (Eu só descobri porque vi vídeos no youtube). Particularmente, eu gostei bastante de Shinji. Achei ele mais humano que muitos personagens de anime que já assisti. Exceto no filme. No filme eu deixei de gostar dele. A história até que é bem desenvolvida, apesar de confusa por explicar quase nada. Os personagens também são bem desenvolvidos! Eles amadurecem com o tempo e você os entende mais a medida que vai avançando. O final confuso é interessante, trás bastante reflexões.
   Eu não sei dizer se eu recomendaria para alguém. Não é bom, nem é ruim. Acho que se eu tivesse assistido na época teria adorado. Hoje em dia ele fica para trás por causa de outros seinen que já vi. Mas, bom, é uma experiência interessante. Vale à pena assistir por causa da reta final. Eu sei que muita gente não iria se interessar porque ele é muito parado e a animação é bem antiga. Não dá pra assistir o final isolado, também. Ele é bom pra criar teorias, hehe! Fica a sua escolha se vale a pena assistir ou não \o

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)