Resenha: [História Original] Femismo, de Hinachwan


E se nós trocássemos de ponto de vista?

Volteeeei, Recife Otakórnio!

Eu vim para espalhar a palavra de uma fanfic maravilhosa que li essa semana. Quando eu digo que ela é maravilhosa, não me refiro a uma história de romance, aventura ou drama com seus personagens favoritos, mas sim de uma história original que ao mesmo tempo é realista e fictícia. Sim, sua autora conseguiu fazer uma junção perfeita em todos os sentidos desses dois antônimos - história, escrita, impacto, dentre muitos outros.

E por falar em autora, ela nada mais que uma amiga minha! Eu vim botar o holofote nela mesmo, eu não quero nem saber, por que ela merece.

Nossa sociedade - e temos que estar cientes disto - vive em um regime patriarcal. O significado, de acordo com a Wikipédia, é este aí de baixo:

Patriarcado é um sistema social em que homens adultos mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.

Tendo isto em mente, podemos confirmar que isso contribui para o machismo e o sexismo que nós carregamos dentro da mala onde contemos nossa herança cultural. E não parte só da parte do sexo masculino, mulheres também estão tão acostumadas que não notam todos os problemas que tudo isso causa.

 
Hinachwan (do Nyan! Fanfiction, onde está história está disponível) imaginou o seguinte:  

E se vivêssemos numa sociedade de regime matriarcal?

O feminismo tem ajudado muito todas as mulheres e homens a pensar na igualdade do gênero. E com isto, entramos em contato com vários casos do ponto de vista feminino. Mas e se a vítima da sociedade fosse o homem?

https://fanfiction.com.br/historia/781532/Femismo/
Capa da fanfic Femismo, feita pela autora, Hinachwan. Clique na imagem para ir para a história.
A história conta sobre William em momentos diferentes da sua vida. E em todos eles, o protagonista sofre com o "papel" do homem na sociedade.

O problema vem de todos os lados: da família, dos amigos, na infância, na vida adulta, de onde você mais espera e de onde menos espera também. Mas é normal o protagonista sofrer com isso, afinal, uma história é sobre um problema a ser resolvido. A questão dessa narrativa, contudo, é mostrar o quanto esse problema é real.

Minha experiência com essa história foi pesada. Mesmo eu sendo uma mulher, e o protagonista sendo um homem, eu me identifiquei em vários aspectos, com vários problemas e muitas vezes com o mesmo pensamento. E eu sofri junto ao William, onde o tempo todo é lembrado que é um homem, e que deve fazer isso e não aquilo. Um homem que tem que se vestir assim, e não deve mostrar que pensa assado. A autora não substitui apenas os pronomes femininos para os masculinos, ela constrói um mundo lógico, onde homens são inferiores por motivos biológicos e femistas. Ela dá razão a esses motivos, dá causas e consequências, acontecimentos que você sente repulsa das mulheres.

Então você chega a conclusão que, "se esse mundo é tão diferente, por que eu conheço todas essas situações?"

E voltando ao ponto onde histórias são sobre resolução de problemas, a resolução de Femismo foi algo que eu não esperava. Acho que você também não esperaria, mas assim como eu, vai se identificar e encher o coração e a mente com um novo ponto de vista, sobre um assunto que resiste e que continua resistindo.

Falando de pontos técnicos, a escrita dessa mulher é de encher os olhos. Costumo dizer que é pura poesia. A estrutura da história é objetiva e genial, os acontecimentos são consistentes e sem rodeios, sabe? Daqueles que você não quer parar de ler. Podemos lembrar de todos os personagens e os diálogos são todos funcionais, cada um fazendo o seu papel para adicionar cada vez mais peso à narrativa.

E o mais importante, essa história é impactante. Mesmo sendo feminista, acostumada a ouvir histórias sobre esse tema, esta em especial contribuiu para ver e rever conceitos dentro de mim. Me inspirou a ter mais coragem de agir em situações de machismo por aí. Não estou exagerando quando sigo que sinto estar mais preparada para esse mundo real em que vivemos.

Se você está procurando uma história para ler, independentemente do assunto, leia Femismo.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)