Erotização feminina nos animes

 Há alguns meses eu vi uma pequena discussão sobre Ecchi graças a uma personagem de Enen no Shouboutai. Percebi algumas pessoas discutindo sobre o "ecchi desnecessário" e decidi comentar.

Nem freiras escapam
  Em primeiro lugar, o que é Ecchi?
  Ecchi é um gênero japonês que se refere à sensualidade. São aqueles animes e mangás que as personagens têm seios grandes e sempre mostra a sensualidade delas aleatoriamente, seja ela caindo em uma posição específica ou, sei lá, perdendo a roupa por alguma razão. Alguns animes têm o Ecchi como gênero principal, enquanto outros têm uma 'pitada' de Ecchi. Um exemplo clássico de ecchi como gênero é High School DxD! E um exemplo de anime que tem ecchi do nada é Soul Eater.
Soul Eater tem ecchi principalmente no começo
   Particularmente, eu não sou fã de Ecchi - então pra mim qualquer ecchi é desnecessário. Acho tão irritante quando as personagens femininas - e até os masculinos - são erotizados em momentos tão aleatórios. Aceito quando o gênero é ecchi porque quem assiste ecchi realmente quer ver isso. É irritante quando o foco é outro e tem essas coisas aleatórias, como no próprio Enen no Shoubotai. Nesse anime tem uma personagem, Tamaki Kotatsu, que é uma espécie de paródia para esse famoso 'ecchi desnecessário'. Várias situações absurdas e aleatórias acontecem para ela ser erotizada. Tipo, ela sempre cai e ñ importa o quão longe ela esteja de um cara, ela com certeza vai cair em cima dele em uma pose sexy. Pra mim é super desnecessário, talvez eu fique mais desconfortável por ser mulher, mas dependendo do caso ñ deixo de assistir o anime.
   Um anime que dropei foi Kotoura-san. Tem um ecchi bem escroto que me deixou tão desconfortável que droppei o anime. É um momento em que ela senta no colo do avô e ele fica pensando coisas pervertidas sobre como ela ta crescendo e tal. Ela tem cerca de 15 anos, mas ~como sempre~ parece bem mais nova! Um ecchi bem bizarro e desnecessário.
Pedofilia e incesto

   Por que existe ecchi?
   Sendo bem direta na resposta, é porque faz sucesso. Cada ecchi específico aparece em um gênero de anime. Por exemplo, em animes voltados para o público masculino costuma aparecer essa erotização feminina, enquanto em animes voltados para o público feminino tem uma erotização masculina (como Free! ou até Ouran Host Club).
   Normalmente personagens femininas são erotizadas porque homens gostam mais dessas coisas. E, sinceramente, a erotização no Japão é bem bizarra! Eles erotizam principalmente crianças ~alguém já assistiu Kodomo no Jikan? E aqui entraríamos em outro debate sobre a erotização infantil nos animes, um assunto mais polêmico e complexo. Vamos deixar isso pra outro dia!
   Eu ACHO que o maior público de animes são homens, em relação a quem assiste e quem faz os animes. Por isso os maiores clássicos são Shounen e por isso o ecchi é tão recorrente.
Anime: Death March kara Hajimaru Isekai Kyousoukyoku
  Tem sim ecchi desnecessário, na minha humilde opinião, nos casos de ecchi pedófilo ou extremamente aleatório. Eu me incomodo com ecchi em geral, mas consigo assistir muitos animes com ecchi. Até porque se eu ñ assistisse nenhum anime com ecchi eu mal conseguiria assistir anime k Isso porque alguns são suportáveis e às vezes a história até se desenvolve com aquilo. Por exemplo, Kill la Kill tem ecchi pra caramba e o ecchi é importante para a história, que apesar de ser bem doida ainda é boa! Sem falar nos animes que têm ecchi vez ou outra, mas é aceitável ~como Naruto. Acho bizarro ecchi com loli, como Ro-Kyu-Bu ou o medonho Kodomo no Jikan. NÃO APOIEM LOLIS!
  Enfim, gente, as personagens femininas são muito erotizadas em geral, bem mais que os masculinos. Mas isso não é só em anime, é em tudo. Mulheres são sexualizadas, isso é inegável. O corpo feminino é considerado sexy até por mulheres. A realidade é essa - mulheres são sexys e ninguém quer esquecer isso, mas às vezes isso enche o saco. Tem anime que o ecchi é tão absurdo que nem dá pra continuar assistindo. Ok que os japoneses usam a erotização para atrair público, o que provavelmente dá certo. Beleza, isso é uma estratégia dos próprios roteiristas. Mas, porra, simplesmente jogar isso no meio da história é tão incômodo como irritante. Enen no Shouboutai tem uma personagem tão absurda que até colocaram a erotização dela como uma 'maldição'. Tiveram que colocar uma desculpa pra não ser absurdo demais.
  Preferia que maneirassem esse exagero, mas animes são do Japão - o outro lado do mundo. A cultura lá é outra, o público é outro. Sei que nunca vai deixar de existir, apesar que poderiam maneirar.
  E essa é a minha visão.

Twitter ~ @Lih_corne
Instagram ~ @otakornio

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)