Dicas para escrever fanfics - Criando o roteiro #1

Olá!
Esse vai ser nosso primeiro passo de dicas para escrever uma história.
Tô usando como base um livro que eu tenho (Escrevendo com a Alma, de Natalie Goldberd) e dicas de escritores amadores do qual eu conheço, além da minha própria experiência com a escrita.

Dicas para escrever #1
Base


Toda história precisa de uma base. Parece óbvio, não? Pois bem, ainda assim vou lhes explicar.
O que é base? De acordo com o dicionário, é qualquer coisa considerada como suporte. É aquilo que você utiliza para suportar algo. Por exemplo, para criar desenhos são utilizados aqueles 'esqueletos' como base. É o início de uma obra. Para fazer um desenho você cria a base com o projeto final em mente. A partir da base você preenche como deseja.
Com a escrita não é diferente. Você precisa de uma base para escrever suas história. Mas nesse caso estou me referindo ao começo e o fim. Para você conseguir terminar sua história, você precisa ter o final em mente. Vejam o exemplo do desenho - quando eu decido desenhar, já vou com a imagem que eu quero em mente. Já tenho o fim na minha cabeça e só reproduzo. Claro que na maioria das vezes não sai exatamente como eu pensei, mas quem disse que isso piora? Às vezes sai até melhor. Obviamente existem aquelas pessoas que só pegam o papel sem pensar e conseguem criar algo do nada. Na verdade, acho que isso acontece com todos em algum momento. Não é sempre, então você não deve depender dessa tática.
Mas voltando a história... Antes de publicar sua fanfic você precisa do final dela. É por isso que tantas fanfics estão inacabadas em vários sites. Como a história vai terminar se nem você mesmo sabe o final? Eu sei que quando aparece uma boa ideia você só quer reproduzir antes que ela suma. E você está certo, se você não reproduzir o que tem em mente é muito provável que essa ideia desapareça. É uma missão complicada: você tem que escrever logo, mas não sem um final. Sem saber para onde vai, como você chegará ao seu destino? Você precisa ter um objetivo em mente e seguir esse caminho. Pode ser curto ou longo, mas você só pode trilhar BEM com um objetivo. Não deixe a ideia fugir da sua mente e não publique sem o objetivo da história. Por exemplo, se for um romance o objetivo provavelmente será com o casal junto. Se você sabe como iniciar a história e como terminar, não vai ser difícil preencher o meio. Às vezes acontece algo na história que faz você mudar o final, mas tudo bem. Desde que você saiba o final. Só não esqueça que você precisa saber como termina aquela história.

Eu tenho duas dicas legais.
  1. Escrever um roteiro. Não precisa ser formal e completo como um roteiro de verdade. Pode ser resumos do que você quer escrever em cada capítulo. Ajuda muito, acreditem! É muito mais fácil escrever já sabendo o que precisa ser escrito. Pode ser mais ou menos assim:

    Capítulo 1: O principal conhece uma garota ainda na infância. Ela é muito diferente dele, mas se dão bem.
    Capítulo 2: Os amigos, agora na adolescência, conhecem uma terceira pessoa.
    Capítulo 3: Os três amigos vão para um parque juntos.

  2. Fazer anotações. Você pode usar um bloco de notas, o celular, um caderno, qualquer coisa. Pode anotar sobre a personalidade que você quer para os personagens - pontos fortes, pontos fracos, algumas curiosidades. Você pode anotar as músicas que quer na história (se tiver). Pode anotar pesquisas que você fez. Você pode escrever um resumo da história ou uma espécie de sinopse. Pode anotar qualquer coisinha que você queira acrescentar. É bom anotar rápido antes de esquecer, por isso aconselho um bloco de notas - é pequeno e você pode levar pra qualquer lugar.
    Anote TUDO o que achar necessário. É mais fácil organizar num caderno do que na mente.

Essa é minha primeira dica: tenha uma base. Tenham em mente o início e o fim de uma história e vocês muuito provavelmente conseguirão terminá-la. Façam um roteiro e anotem suas ideias. Com um início e fim tudo vai se resolver rapidinho!

Espero que tenham gostado da minha primeira dica! Vou lhes dar dicas de tempos em tempos e me digam o que estão achando delas, please <3 todo mundo merece um feedback.
Até a próxima!

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)