Dicas de gramática #1 - Afins e porquês

Antes de tudo eu não sou professora de português e nem estudei/estudo Letras, MAS eu sempre tive uma grande facilidade na gramática e todas as dicas que lhes darei serão pesquisadas em diversos lugares. Não quero me exibir, mas tenho a melhor escrita (em relação a gramática) que qualquer um que conheço, então vamo q vamo!


Afins

Afim

Pode ser tanto um substantivo quanto um adjetivo.
Enquanto adjetivo deve ser usado para indicar semelhanças, coisas que são parecidas.
Por exemplo:
Eles têm personalidades afins, por isso se dão tão bem.
Ou seja, eles têm personalidades "parecidas/semelhantes/similares".

Enquanto substantivo indica pessoas que são parentes por afinidade; parentesco, aliado.
Por exemplo:
Convidarei todos os familiares e afins.
Ou seja, convidar a família, amigos e parentes de alguns familiares.

É bem fácil se parar pra pensar kkkk

A fim

Indica um propósito, uma intenção ou uma finalidade. Ou seja, apresenta uma intenção, um objetivo, um intuito ou um propósito. Informalmente, é muito utilizada com significado de estar com vontade, desejo ou interesse em alguém ou algo.
Exemplos:
Ela estudou muito a fim de tirar uma boa nota na prova.
Fulano é a fim de sicrano.

Ou seja, "afim" é semelhança e "a fim" é um propósito.

Porquês

Por que

Geralmente é usado no início de perguntas e é equivalente as frases "por qual razão" ou "por qual motivo". Como, por exemplo:
"Por que você não foi?" vira "Por qual razão você não foi?". Ou "Você sabe por que eu sou assim" vira "Você sabe por qual motivo eu sou assim". Qualquer dúvida é só pensar nessa substituição.
DETALHE: ele nunca será usado no final de uma frase.

Porque

Usado para explicar algo.
"Eu não fui porque estava no hospital". No caso, "porque estava no hospital" indica a razão porque elx não foi. E também pode ser utilizado dentro de uma frase.
Qualquer dúvida é só substituir o "porque" pelo "pois" e se encaixar você está utilizando corretamente.

Por quê

Usado apenas no final de uma oração.
Quando o "pq" vem antes de um ponto (final, exclamação, interrogação) ele precisa ser acentuado; é equivalente as frases "por qual razão" ou "por qual motivo". Por exemplo:
"Você não foi? Por quê?" ou "Ele não foi e eu não sei o porquê."
Tem a mesma função do "por que".

Porquê

Usado para indicar motivo, razão ou causa de algo.
"Gostaria de saber o porquê de sua mudança". - Gostaria de saber o motivo de sua mudança.
"Diga-me um porquê para não fazer o que quero". - Diga-me uma razão para não fazer o que quero.
Qualquer dúvida é só substituir por motivo ou razão e se encaixar está correto.

Dicas para uso dos porquês

Por que = Usado no início das perguntas.
Por quê? = Usado no fim das perguntas.
Porque = Usado nas respostas.
O porquê = Usado como um substantivo.


Espero que tenha sido útil para vocês kkkk não vou dar aulas de português aqui, serão pequenas dicas para escrita.
Deem feedback!



Fontes:
Brasil Escola.
Só Português.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)