Kodomo No Hi (Dia das Crianças)

   Dia 12 de outubro é o Dia das Crianças aqui no Brasil, mas no Japão é comemorado no dia 5 de maio. Sim, lá também é feriado - feriado nacional.
   Antigamente o dia 5 de maio era considerado o "dia dos meninos" (Tango no Sekku), entretanto depois da Segunda Guerra o governo japonês renomeou de "dia das crianças". Hoje em dia, de acordo com minhas pesquisas, ainda é comemorado mais voltado para os meninos, já que as meninas possuem uma data especial celebrada no dia 3 de maio, o Hina Matsuri (festival das bonecas).
Créditos: Voyapon.
   O Kodomo No Hi é celebrado no último dia do Golden Week (Ogata Renkyu), onde são celebrados quatro feriados nacionais em uma semana.
   As famílias erguem o Koinobori (bandeiras de carpas) em suas casas para desejar um crescimento forte e saudável às crianças. O Koinobori representa a força, energia e determinação das carpas que nadam contra as correntezas dos rios. É muito comum ver várias dessas bandeiras no Japão quando está perto do Dia dxs meninos crianças.
   Além das bandeiras, as salas de visita também são decoradas com mini samurais, espadas, arcos e flechas. Tudo muito asiático e "masculino"; bem samurai. Essas miniaturas representam personagens tradicionais, Kintaro, Shoki e Momotaro, que simbolizam coragem e força.
- Kintaro:  conhecido como o "Menino de Ouro" é um dos maiores heróis do folclore japonês. Foi uma criança de força surreal que viveu na floresta, aprendeu a falar com os animais e ainda era considerado o "rei" deles. Na vida adulta tornou-se um grande samurai, um dos mais valentes do antigo Japão.
- Shoki (Zhong Kui): tradicionalmente da mitologia chinesa e adotado pela cultura japonesa. Tradicionalmente conhecido por exterminador de fantasmas e espíritos malignos.
- Momotaro: Segundo a lenda, Momotaro veio ao mundo dentro de um pêssego, e foi encontrado em um rio por uma senhora que lavava suas roupas. Quando mais velho, junto com um cachorro, um macaco e um faisão, matou demônios que atormentavam seu vilarejo.
   Também há os pratos típicos.
Créditos: Depositphotos.
   Esse é o chimaki, um bolinho de arroz enrolado numa folha de bambu. Dizem que o bambu é porque é uma planta resistente, forte.

Créditos: tadaimacuritiba.
   Esse é o kashiwa mochi, bolinho de arroz recheado com doce de feijão (anko) envoltos em folhas de carvalho. É dito que as folhas de carvalho representam força e prosperidade, pois apenas quando perdem suas folhas antigas é que surgem as novas.

Créditos: Voyapon.
   Os pais também colocam flores de íris na casa para afastar o mal.

   Em todo país há eventos para as crianças. Há peças infantis, gincanas; "olimpíadas infantis" em Tóquio. As crianças também usam esse dia para agradecer e demonstrar respeito por professores, pais e parentes. É um grande dia!
   Por fim vou lhes deixar uma das canções folclóricas




Fontes:

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)