Dicas de gramática #2 - Mas e mais x Onde e aonde

Antes de tudo eu não sou professora de português e nem estudei/estudo Letras, MAS eu sempre tive uma grande facilidade na gramática e todas as dicas que lhes darei serão pesquisadas em diversos lugares. Não quero me exibir, mas tenho a melhor escrita (em relação a gramática) que qualquer um que conheço, então vamo q vamo!

Mas e mais

Mas

É utilizado quando se quer dizer uma ideia contrária ao que foi dito anteriormente. Sinônimo de "porém", "entretanto", "contudo", "todavia".
Estudei bastante, mas não tirei a nota necessária.
MAS o "mas" também pode ser usado para enfatizar uma informação:
Ele é tão feio, mas tão feio, que foi o médico quem chorou quando ele nasceu.

NUNCA confunda "mas" com "más". Más é plural de mal, sinônimo de ruim. Só permita esse erro com o corretor automático!

Mais

É usado como advérbio de intensidade, antônimo de "menos".
Um mais um é igual a dois.
Uma maneira de saber se você está usando a palavra corretamente é trocar pelo seu antônimo “menos”.

São palavras parecidas, mas não têm relação. E, sinceramente, não é difícil de entender. "Mas" é contradição e "mais" é soma.

Onde

Está ligada aos verbos que expressam permanência. Ou seja, faz referência a um lugar ou quando não tem ideia de movimento.
Onde eu deixei meu celular?
Moro na rua onde fica o SUS.
Obs.: "Onde" só pode ser usado para falar de lugares físicos, ou seja, não pode ser usada em situações como "Ele conta piadas onde a vítima é sempre um português". Nesse caso, o correto é usar em que.

Aonde

Está ligado aos verbos que indicam movimento. A preposição "a" de "aonde" deve ser usada em verbos que pedem tal preposição.
Aonde você quer ir?
Aonde você está me levando?
Dica: Se quiser conferir se está correto, é só substituir o "aonde" por "para onde".



Espero que esteja fácil de entender. Estou tentando dar detalhes, mas nada muito 'técnico'. Me digam o que estão achando!


Fontes:
Toda Matéria
Nova Escola

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)