Dicas para escrever fanfics - Criando o roteiro #2

Olá!
Relembrando:
Tô usando como base um livro que eu tenho (Escrevendo com a Alma, de Natalie Goldberd) e dicas de escritores amadores do qual eu conheço, além da minha própria experiência com a escrita.

Dicas para escrever #2
Personagens



Uma história marcante precisa de personagens marcantes.
Quando digo "personagem marcante" você pensa em quem? Voldemort? Bob Esponja? Batman? Seja lá em quem você pensou, muito provavelmente foi um personagem com alguma característica marcante e que move a história.
Antes de tudo, quero dizer a importância de um personagem marcante. O que move uma história é um personagem. E esse personagem precisa ter uma atitude, seja positiva ou negativa. O personagem principal não é o "principal" a toa; ele tem que querer viver algum tipo de aventura para mover sua jornada, mesmo que ele negue a princípio. Seja quando o personagem é famoso em um mundo de bruxos e faz o possível para alcançar seu objetivo, ou seja quando o personagem se apaixona por uma mulher de uma realidade completamente diferente da sua e mesmo assim tenta conquistá-la. Seja qual for a jornada do personagem, ele necessita de uma atitude. Porque senão, não haveria história.
Um personagem pode ser marcante por sua personalidade em destaque. Dois exemplos são Bob Esponja e toda sua alegria em um lugar com personagens meio... humanos, digamos assim. Bob Esponja está 99,9% do tempo feliz, diferente das pessoas ao seu redor - Sirigueijo tem sua obsessão por dinheiro e frustração por seus funcionários problemáticos, Lula Molusto e seu eterno ódio por tudo, etc - o que cria um destaque na história. O outro exemplo é Mulan e sua determinação. Uma mulher que foi para a guerra para proteger o pai - que mulher, hein! A única mulher que teve essa coragem, essa determinação; certamente um destaque.
Também pode ser por algo que apenas ele tem. Por exemplo, Harry Potter foi o único que sobreviveu à maldição da morte. Elsa, de Frozen, é a única personagem com magia da história.
Ou pode ser o modo como o personagem enfrenta a vida. Se ele apenas reage, não é marcante. Mas se ele move a história para frente sendo quem ele é, é mais fácil dele ser lembrado.
São vários motivos, mas geralmente são personagem que são importantíssimos para a história. Claro, não necessariamente é o principal - sempre há exceções -, às vezes um vilão tem mais destaque que o mocinho. É muito relativo. O personagem faz a história, mas a história também faz o personagem. Um exemplo é Batman que é marcante, mas principalmente em Gotham City; ele não se encaixaria no sertão (seria ridículo). Você não pode simplesmente criar um personagem marcante e colocá-lo num universo que não combina com ele. A não ser que a história seja de comédia, que pode (quase) tudo.
Perceberam que as diferenças desses personagens fazem eles se destacarem? São vários motivos, mas todos se destacam por algo. Se você fizer um universo interessante com personagens interessantes, sua história certamente será lembrada! É mais fácil se basear em alguém que você conhece ou até mesmo em uma parte da sua personalidade. Ou alguém que você gostaria de ser. Apenas deixe um contraste do seu personagem em relação aos outros personagens secundários, seja um contraste positivo ou negativo. Destaque-o em seu universo!

Essa é a segunda dica: criem personagem que tenham algum destaque no universo em que vivem. Personagens que movem a história serão lembrados!

Espero que tenham gostado dessa dica <3 gostaria de dar os créditos para um colega que me ajudou muito a escrever isso: Marcello Trigo. Obrigada por sua ajuda rs
- Até a próxima!

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)