Dicas de gramática #3 - Há e A x Perca e perda

Antes de tudo eu não sou professora de português e nem estudei/estudo Letras, MAS eu sempre tive uma grande facilidade na gramática e todas as dicas que lhes darei serão pesquisadas em diversos lugares. Não quero me exibir, mas tenho a melhor escrita (em relação a gramática) que qualquer um que conheço, então vamo q vamo!

Usado para indicar o passado, derivado do verbo "haver".
Ele saiu de casa duas horas.
É muito comum as pessoas usarem esse termo com a palavra "atrás" logo em seguida:
muito tempo atrás.
O "há" já indica passado, então essa frase seria uma espécie de pleonasmo. É como dizer "subir para cima", é redundante, portando a maneira correta seria:
Há muito tempo.
Também pode ser usado com o sentido de "existir". Como "Há uma maneira melhor de fazer isso" ou "Existe uma maneira melhor de fazer isso", mas acredito que muita gente saiba usar o verbo "haver" na terceira pessoa.

A

Usado quando se trata de algo que está por vir, indica o futuro.
Ele chegará daqui a duas horas.
Daqui a pouco você poderá ir embora.

É basicamente isso. "Há" é um tempo passado e "a" é um tempo futuro.

Perca


É a forma conjugada do verbo "perder". Aparece na primeira e na segunda pessoas do singular. Significa ficar sem a posse de alguma coisa, de não conseguir alguma coisa, não comparecer.
Não perca a esperança!
Minha mãe não quer que eu perca meu celular.

Perda


É um substantivo que significa perde alguém ou algo que já tinha, dano sofrido ou prejuízo. Lembrem-se: sempre que for um substantivo haverá um artigo, pronome ou numeral antes desse termo.
Meu marido está com perda de cabelo.
Isso é uma perda de tempo!

A maior diferença entre "perca" e "perda" é se a oração precisa de um verbo. Perda ocupa funções de sujeito ou objeto, enquanto perca é uma conjugação do verbo perder.


Espero que dê pra entender kkkk perca e perda são meio difíceis mesmo
Gostaram??

Fontes
Guia do Estudante
Exame Brasil
Norma Culta
Brasil Escola
Mundo Educação
Dúvidas de Português

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)