Dicas de gramática #5 - Para "mim" fazer ou para "eu" fazer?

Antes de tudo eu não sou professora de português e nem estudei/estudo Letras, MAS eu sempre tive uma grande facilidade na gramática e todas as dicas que lhes darei serão pesquisadas em diversos lugares. Não quero me exibir, mas tenho a melhor escrita (em relação a gramática) que qualquer um que conheço, então vamo q vamo!

Para "mim" ou para "eu"?

   A expressão "para eu" deve ser usada quando "eu" for um sujeito. Sempre que se referir ao sujeito da frase e for seguido de um verbo no infinitivo (ou seja, quando o verbo estiver em seu estado natural - quando termina em ar, er, ir, or) que indique uma ação.
  • Faltam quinze dias para eu viajar.
  • Ela trouxe eu presente para eu desembrulhar.

   Enquanto "para mim" é usada quando "mim" for um pronome oblíquo (mim, te, se, nos, ele, ela, para, etc), ou seja, é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por uma preposição clara ou subentendida. "Mim" não pode ser o sujeito de uma oração.
  • Você pode comprar o ingresso para mim?
  • Ele não disse nada para mim.

No caso, o correto seria "para eu fazer".



Fontes:
Brasil Escola
Mundo Educação
Norma Culta

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)