Resenha: Butterfly Soup


Quem nunca se sentiu perdido na adolescência?

Primeiramente deixem-me apresentar a nova contribuinte do blog: euzinha! Me chamo Tainá e junto com minha camarada Líli vou procurar trazer assuntos bem legais pro Otakórnio. Para estrear, resolvi falar um pouco sobre um joguinho incrível, que carrega uma mensagem que com certeza gostaríamos de ouvir quando as coisas estão bem complicadas.

Butterfly Soup (tradução quase-literal: pupa de borboleta), criado por Brianna Lei, mesma criadora de Pom Gets Wi-fi ou Pom Pega Wi-fi na tradução para português do Brasil, é um visual game que fala sobre a querida e difícil adolescência de nossas quatro personagens. Enquanto avançam os dias na historia, você vivencia os pensamentos e os problemas pelo olhar de cada uma das protagonistas. Não só isso, como  também a amizade que uma tem, ou forma, com a outra.

Diya e Min são amigas desde a infância, e para nós não fica dúvida nenhuma que a pavio curto, embora baixinha, Min tem uma ABISMO queda pela atlética e tímida Diya. Mas elas ainda não sabem bem o que sentem quando precisam se separar, e a distancia talvez torne esse processo mais devagar... ou talvez estagnado. Enquanto isso, Diya cresce junto com a também amiga de infância Noelle e a hilária Akarsha. O choque de personalidade das duas faz com que ocorram momentos muito divertidos, com os quais rimos e suspiramos junto com Diya, até as coisas começarem a se mostrar mais interessantes e confusas para todas elas.
"Dyia encontrou uma foto de como um tubarão tigre se parece outro dia e ela ficou tão desapontada que ela preferiu ir se deitar."
Para quem não conhece muito, visual games são jogos onde a jogabilidade principal são as escolhas, e dependendo de suas ações, pode mudar o contexto do diálogo, da cena, e ir se graduando até vários finais diferentes serem possíveis dependendo do game. A arte de Butterfly Soup (também feita pela Brianna) é bem colorida e ao mesmo tempo leve e simples, o que é um colírio para os olhos. A média de duração do jogo é de 3 a 4 horas, e ele apresenta os idiomas inglês e chinês tradicional, mas uma tradução para português do Brasil está sendo feita! Contudo a linguagem é simples e bem informal, de modo que fica muito fácil de entender.

Mas o que eu mais gostei foi o tipo de humor - bem pateta, que me fez dar umas gargalhadas bem altas em alguns momentos -, cheio de referências a animes e memes que, sério, você não espera que vá acontecer. E, é claro, a mensagem que ele passa.


- "ei diya" "ei" "eei"
- "O que?"
- "como se chama uma lésbica com unhas grandes??" "solteira xD"
"Diya saiu do chat"
Embora elas estudem em uma escola e vivam em uma comunidade de famílias de imigrantes - não necessariamente todo, mas de maioria, como é o caso das protagonistas -  asiáticos, você não vai perder a empatia das dificuldades que cada uma passa. Elas vão de problemas de autoestima até abuso emocional e físico dos pais (nada visual). Mas Butterfly Soup é, acima de tudo isso, sobre crescimento e relacionamentos. Um cenário bem real. Todos nós passamos por isso, mas o que nos falta, diferente das reclamações e tristezas da vida, é o conforto e confiança que quase nunca encontramos por aí.

"Sabe como durante a metamorfose, dentro da crisálida, a lagarta vira pupa?"
O jogo é um "name your own price"! Você pode baixa-lo gratuitamente ou doar qualquer quantia em dólar, com alguns bônus se o fizer. Você pode fazer qualquer uma das opções clicando aqui! Também pode acessar a página na plataforma do Itch.io da criadora clicando aqui, onde vai encontrar os outros jogos, e pode acompanhar a própria Brianna Lei no seu tumblr! Demonstrar apoio, principalmente para artistas e desenvolvedores independentes, como um comentário por exemplo, é muito importante!

Realmente fiquei muito tocada com esse joguinho curto e simples, e eu o indico com todas as minhas forças! Espero que vocês sintam a mesma coisa.

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários:

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)