Dicas para escrever fanfics - Criando o roteiro #3

Olá!
Relembrando:
Tô usando como base um livro que eu tenho (Escrevendo com a Alma, de Natalie Goldberd) e dicas de escritores amadores do qual eu conheço, além da minha própria experiência com a escrita.

Dicas para escrever #3
Antagonista



   Toda história tem/precisa de um antagonista. Sem antagonista, não haverá história. A não ser que você queria fazer uma história onde nada acontece e tá sempre tudo bem. Até mesmo histórias infantis que são super 'bobas' têm pelo menos um antagonista. Em Dora, a Aventureira tem o Raposo. No My Little Pony clássico (dos anos 80) tem vários vilões em arcos diferentes. O antagonista move a história, é o que nos trás interesse. É aquilo que causa conflitos e maneiras de resolvê-los.
   Só lembrando que nem sempre o antagonista é uma pessoa. Há momentos em que o antagonista pode ser uma situação. O filme 2012 é um exemplo - o 'vilão' da história é o apocalipse. Mas isso é outra história!
   Um antagonista interessante deixa sua história mais interessante. Muitas pessoas gostam mais do antagonista do que do próprio protagonista! O antagonista precisa ter boas ideias para isso acontecer. Boa motivações que o levaram a ser o vilão, de uma forma que os leitores concordariam com ele se não fosse tão radical - bom, alguns leitores concordam mesmo. Um bom exemplo é Kira, de Death Note (anime/mangá); ele é o protagonista, porém, vilão da série. Ele tem ideias radicais que muitos fãs concordam. Para quem não conhece, esse personagem usa um "Caderno da Morte" para "limpar" o mundo, ou seja, matar os criminosos. Radical? Sim. Errado? Depende do ponto de vista. Se ele não fosse tão radical, ainda poderia ser um herói. Claro, além de princípios o antagonista precisa ser mais forte que o protagonista. É bastante óbvio. O protagonista precisa de obstáculos. E obstáculos são coisas complicadas, nada fácil. É preciso uma tempestade antes do arco-íris. Ser for tão simples o leitor, geralmente, se decepciona. A não ser que seja pro público infantil. É complicado colocar complicações para crianças. Em desenhos infantis geralmente têm aqueles vilões carismáticos. Como Úrsula, de A Pequena Sereia. Ou Ele de As Meninas Super Poderosas. Se bem que esses vilões são mais fortes que os mocinhos... ENTÃO NÃO HÁ LIMITES! Até no público infantil tem complicações.
   Claro, estou falando no modo jornada do herói. Qualquer história tem antagonistas. Romances, dramas, ficção, até mesmo comédia. Como eu disse antes, nem sempre o antagonista é uma pessoa, às vezes é o próprio criador da história (ou a "conspiração do universo"). Numa história você pode criar de tudo. Até mesmo um antagonista que seja o azar de um personagem.

Essa é minha terceira dica: façam antagonistas com ideias interessantes, que façam o leitor refletir. A não ser que o antagonista seja uma situação, que aí não posso dar dicas - é você quem controla.

Espero que tenham gostado <3 dessa vez tive ajuda de vários colegas: Marcelo, Bruno, Ericks, Tainá. Obrigada a todos!
- Até mais!

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)