Dicas de gramática #6 - Menas e menos x Meia e meio

Antes de tudo eu não sou professora de português e nem estudei/estudo Letras, MAS eu sempre tive uma grande facilidade na gramática e todas as dicas que lhes darei serão pesquisadas em diversos lugares. Não quero me exibir, mas tenho a melhor escrita (em relação a gramática) que qualquer um que conheço, então vamo q vamo!

Menas e Menos

   Menos é uma palavra invariável. Ou seja, não sofre alteração, sempre será menos! No português temos várias palavras que concordam com números (singular ou plural) e pessoas (eu, tu, ele, nós, vós, eles), e essas concordâncias podem ser verbais ou nominais. Menos não faz parte desse grupo. Ele não muda independente de números e pessoas:
No mercado de trabalho há menos mulheres do que homens.
É melhor consumir menos refrigerante.
   A palavra menos é invariável, ou seja, menas não existe. Ela só existe em gírias e memes, mas se você for usá-la num livro ou uma fanfic vai estar errado. Claro, a não ser que seu personagem escreva/fale errado ou seja algum meme que ela esteja lendo; essas são exceções.

Meio e meia

Meio

É usado no sentido de "um pouco" ou "mais ou menos". É um advérbio de intensidade, portanto não se flexiona em gênero e número.
Eu estava meio nervosa.
A janela estava meio aberta.

Meia

É usado no sentido de "metade".
Bebeu meia garrafa de cerveja.
Vamos almoçar meio dia e meia.
Meia também pode ser usado no sentido de vestuário.


Fontes:
Escrever Bem
Brasil Escola

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)