Qual a diferença entre desenhos e animes?

   Essa é uma das maiores dúvidas de quem não costuma assisti animes ou não tem muito conhecimento da cultura japonesa. Também é uma pergunta polêmica, pois sempre gera discussões com o argumento de terceiros como "animes e desenhos são a mesma coisa", o que gera raiva e frustração por parte dos otakus. Hoje eu vou responder de vez essa grande dúvida!


   Em primeiro lugar, sim, animes e desenhos são basicamente a mesma coisa. Em termos técnicos (uia) são. Não fiquem com raiva de mim, amigos otakus. Vejam bem: ambos são animações, desenhos animados contando alguma história.
   De acordo a Wikipedia:

   "Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada ou repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando um resultado."

   Tanto desenhos quanto animes têm essa mesma base técnica. São animações feitas a mão ou por computação gráfica, utilizando-se de roteiro, storyboard, pintores, responsáveis pela sonorização, desenhistas, dubladores; toda uma equipe. No Japão eles chamam qualquer desenho, seja oriental ou ocidental, de "anime". Anime é uma abreviação para "animation". Tecnicamente "anime" é uma forma japonesa de dizer "desenho".

   Mas por que os otakus reclamam se chamar de "desenho"?

   Porque os desenhos animados japoneses e os desenhos animados americanos são bem diferentes. Claro, tem todo o choque cultural, mas os traços e as histórias são tão diferentes que não parecem a mesma coisa. Tanto os desenhos americanos quantos desenhos japoneses têm temáticas diferentes mesmo voltados para o público infantil. Os desenhos americanos, em geral, são mais "bobos" tanto na história quanto nos gráficos.
Voltados para o público infantil
   Vou citar o My Little Pony novo porque convenhamos, o clássico é para bebês e Sakura Card Captors clássico. Os dois são voltamos para o público infantil, falam bastante de amizade e têm magia, além de serem considerados ""para meninas"":
   My Little Pony (MLP) fala de temas mais sérios uma vez ou outra e em todos os episódios tem uma lição. Muitas vezes os problemas são resolvidos com o poder da amizade, geralmente são coisas que podem resolvidas com conversas. Tem muitos musicais e fala bastante sobre valores humanos - cada personagem tem uma representação: bondade, generosidade, fidelidade, alegria, honestidade e magia. É uma forma divertida de ensinar valores morais. É bastante infantil, mas atinge vários públicos.
   Sakura Card Captors (SCC) também é para um público mais novo. Mas, diferente de MLP, ele aborda temas mais difíceis, como a perda de um ente querido - Sakura sente saudades da mãe, mas as pessoas ao seu redor fazem a imagem da mãe dela algo tão querido que Sakura se sente bem mesmo sem a mãe por perto (fez sentido?), como quando ela encontra o avô e ele fala bastante da mãe dela sem aquele sentimento de melancolia e Sakura não fica tão triste por lembrar -, amor não correspondido - tanto Sakura quanto Syaoran gostam de Yukito no início da série, mas com o tempo os dois vão percebendo que é só uma paixonite e que Yukito gosta de outra pessoa -, homossexualidade - Syaoran gosta de Yukito no início e não é mostrado como algo ruim; mais tarde notamos o discreto relacionamento de Yukito e Touya que também não é algo bizarro na série - e até pedofilia (SIM, O PROF. TERADA GOSTAR DE RIKA É PEDOFILIA). A animação é mais detalhada e fluída que o desenho de MLP. Em MLP fala de um universo alternativo e os costumes e cultura só existem naquele universo, em SCC fala muuito da cultura japonesa.

   Mesmo os americanos e os japoneses voltados para o público adulto têm bastante diferenças. Os desenhos americanos têm piadas mais ácidas e com bastante humor negro, além de váááárias referências a sexo. A grande maioria é de comédia e com críticas sociais. Enquanto os desenhos japoneses são mais dark, com bastante tragédia, violência, suspense e até nudez. Não tem tantas críticas sociais, geralmente têm crítica em relação a sociedade fictícia da história. São mais sérios, mais inteligentes, no caso uma história com situações complexas. Claro que estou generalizando em ambos os casos. Pode ter animes que falam muito de sexo e cheios de piadas, como Panty and Stocking. E desenhos mais sérios como... bom, eu não conheço nenhum, mas deve ter. Em geral, os desenhos adultos são comédias escrotas e os animes são histórias mais pesadas.

   Basicamente, animes são desenhos japoneses. Por ter traços únicos, histórias mais complexas e muita referência a cultura oriental é diferenciada dos outros desenhos. Claro que às vezes um desenho pode parecer um anime, como é o caso de Avatar, a lenda de Aang. Ou um anime parece um desenho, como Panty and Stocking.
   Animes mesmo voltados para o público infantil são mais sérios que desenhos. Há o traço único dos animes - olhos grandes, cabelos coloridos, expressões exageradas, personagens mais detalhados. A história geralmente é algo maior e não episódios que contam histórias diferentes. Há muitos costumes orientais, como festivais, formas de tratamento, comidas, etc. E os japoneses conseguem fazer um tema totalmente nada a ver ser algo sério, tipo baratas alienígenas com o corpo marombado...
   Desenhos são mais infantis, porém com muitas críticas sociais. Os traços são mais "soltos", com menos detalhes. Geralmente não tem uma história geral, cada episódio conta algo diferente. Muitas vezes têm bastantes músicas. Sempre tem algo ilógico, como acender uma fogueira debaixo d'água. Normalmente não fazem taaanta referência ao país em que se passa a história, apesar de mostrar bastante a cultura ocidental.
   Por ser tão diferente, os otakus também diferenciam a maneira de chamá-lo. Até porque é mais fácil falar "anime" do que "desenho animado japonês". São a mesma coisa em essência, mas a estrutura é diferente, o que dá para diferenciá-los.
   Essas são as diferenças entre desenhos e animes.

Share this:

JOIN CONVERSATION

4 comentários:

  1. A unica coisa q um anime e desenho são iguais, é a animação, é a mesma coisa q dizer q série e filme é a mesma coisa

    ResponderExcluir
  2. Vdd, eu chamo de anime por força do hábito msm ( e pra não ser apedrejada por meus compatriotas otakus kkkkkkkkkk). Alem disso uma dica: uma animação com assuntos sérios ( que não é bobo e nem tem piadinhas escrotas ) e com grande centralização nos sentimentos dos personagens e que ainda sim é ocidental é "Arcane". E convenhamos é bom pra dédéu.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)