Suicídio no Japão [Setembro Amarelo]

Aokigahara, mais conhecida como "floresta do suicídio". Créditos: Google.

Por que a taxa de suicídio no Japão é tão alta?

  De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Japão é o 16º país com maior número de suicídios do mundo. Cerca de 70 pessoas se matam por dia, homens 2x (duas vezes) mais que mulheres. Um número assustador. Detalhe: esses dados são de 2012.
  São várias razões para isso acontecer. Razões culturais, estilos e filosofias de vida.
   Uma das razões é o trabalho. No Japão é comum passar o dia inteiro no trabalho - tipo das 9hrs às 22hrs. Eles têm uma chance de ser promovido após cinco anos na empresa. E é um trabalho duro. Quer dizer, você trabalha muito e por horas com chances de promoção quase nula e não pode relaxar ou é demitido. Ainda há os metrôs lotados e a demora  para chegar ao local de trabalho. Claro, isso não é com toooodos os japoneses. Sempre há as exceções. Mas é verdade que a jornada de trabalho é bem difícil.
   A pressão financeira também uma causa. Dificuldades para conseguir emprego, demissões, dívidas e questões econômicas em geral. O que é estranho porque o Japão é considerado um país rico...
   Trabalhar muito (e até procurar emprego) e descansar nos finais de semana afeta bastante na vida social. De acordo com Misha Yurchenko (escritor e empreendedor), muitos japoneses se divertem sozinhos no karaokê, há lugares onde apenas uma pessoa pode cantar e ainda beber à vontade por 15 dólares em 2 horas.
   Para os mais jovens também há a questão do bullying. Os japoneses têm vários preconceitos, talvez por ser um país tão conservador. Adolescentes grávidas geralmente são excluídas de grupos sociais, aparências diferentes como pele escura e cabelos pintados são vistos com maus olhos, além daqueles motivos aleatórios e sem sentido - alguém pode simplesmente não ter gostado de você. Eu li um caso no Quora que uma aluna sofreu preconceito da professora, o que encorajou o bullying de diversos outros alunos - que não foram punidos. 
   Também há a pressão dos pais para seus filhos serem "perfeitos". Notas perfeitas e uma visão de futuro são muito importantes. Tanto que às vezes os pais esquecem ou ignoram os sentimentos dos filhos, acreditando que seja preguiça ou só uma fase rebelde.
   No Japão há uma cultura de autossacrifício. Uma das provas disso é o Seppuku, o ritual de suicídio japonês. De acordo com o site Significados, "O seppuku faz parte do código de honra dos samurais japoneses, chamado de Bushido. Consistia na única alternativa para manter a honra do samurai, caso este fosse capturado por inimigos ou como sinal de extrema lealdade ao seu mestre". Isso ainda acontece nos dias de hoje. Suicídios por conta de falhas na empresa, treinadores de futebol que perdem um jogo importante, sacrifícios em Guerras, etc. É um tema complexo.
   Claro que esses exemplos não são regras. Não dá para dizer por que exatamente há tantos suicídios num país. São muitas pessoas e vários motivos, cada uma pensando de uma forma diferente. O Japão se destaca porque ele é o país com maior taxa de suicídio entre os países mais industrializados do mundo, mas ele não está no topo mundial. O Brasil, por exemplo, está em 8º lugar, bem acima do Japão. E não posso colocar uma lista dos motivos e dizer que é regra nacional. Claro que o modo de vida no país influencia muito, mas também há várias questões emocionais de realidades diferentes. Aqui eu falei de algumas razões mais comuns, sabem?

O que o governo faz?

   O governo japonês quer diminuir essa taxa em 30%.
   Na floresta Aokigahara, a "floresta do suicídio", conhecida assim por haver um grande número de suicídios naquele lugar, há placas de incentivo a vida, como "A vida é uma coisa preciosa que seus pais lhe deram" ou números de telefone para ajuda. De acordo com o site GauchaZH também há patrulhas de policiais e moradores por perto que se aproximam de pessoas sozinhas ou que aparentam estar desesperadas ou tristes para conversar.
   Existe a Lei Básica de Prevenção de Suicídio (Jisatsu taisaku kihon ho) que são as medidas do governo para prevenir essa massa absurda de suicídios diários. Tentei ler inteiro, mas era enorme e desisti. Tem em PDF na internet, em inglês.
   Vi que o governo japonês instalou luzes de led azuis nas estações de trem. Essas luzes estão em lugares onde ocorrem grandes números de suicídios. Teoricamente servem para relaxar e fazer a pessoa mudar de ideia, já que a cor azul tem um efeito calmante. Eu sei, muita viagem. Não faz sentido kkkk japas...
   Há muitos trabalhos voluntários, até mesmo de brasileiros. A igreja Universal promoveu o Stop Suicídio no Japão e lá um grupo de pessoas faz uma longa caminhada nas 3 grandes cidades do país (Tóquio, Nagoya, Hamamatsu) com placas contra o suicídio. Um protesto. Isso ocorre no dia 10 de Setembro, o dia Mundial do Combate ao Suicídio. Tem um vídeo no YouTube:

   Há uma matéria no site Japão em Foco que fala de um policial aposentado que tenta ajudar as pessoas o máximo possível. É interessante ver: Yukio Shige, o guardião de suicídios de Tojinbo.
   Entre tantas outras coisas... Esperamos que essa taxa diminua ainda mais!

Setembro Amarelo

   Suicídio é um assunto complexo. Na maioria dos casos tem a ver com depressão, que ainda é um tabu na nossa sociedade. Depressão não é brincadeira, não é mimimi. É uma doença séria como qualquer outra. Talvez até pior, já que o sofrimento emocional reflete em doenças físicas. Precisamos deixar nossos preconceitos de lado e fazer o nosso possível para ajudar as pessoas ao nosso redor. Eu sei que é difícil perceber até porque muitas pessoas nem querem ajuda. Sei bem como é complicado. Mas se você não tem muita facilidade em conversar assuntos emocionais ou não pode falar com alguém por diversas razões, indique àquela pessoa um psicólogo, mostre o CVV (Centro de Valorização da Vida), onde há chats, ligações, e-mails e tem até um lugar físico para você conversar com alguém pessoalmente ou mandar cartas.
   Você também pode fazer incentivos online ou compartilhá-los. De acordo com Tainá, no Instagram tem várias coisas de combate, como elogios nos stories, postagens de incentivo. Eu já vi que no Instagram você pode denunciar imagens que incentivam suicídio, automutilação, distúrbios alimentares, etc. O Facebook também tem essa função, porém é personalizada com a opção de "Quero Ajudar". Não importa como, o importante é que você faça algo para ajudar. Às vezes uma pessoa próxima está sofrendo algum mal e você não percebe. Às vezes você mesmo precisa de ajuda e lê/vê/ouve algo que possa te ajudar de alguma forma. Até mesmo falar sobre depressão e afins, ajudar a quebrar tabus é uma maneira de sensibilizar as pessoas.
   Vou parar por aqui porque sei que ficou grande kkkk
   Sei que setembro é o mês de combate ao suicídio, mas devemos combater todos os meses!

Fontes:
Japão em Foco 



Facebook ~ Otakórnio
Twitter ~ @Lih_corne

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)