Entenda a Polêmica da Temporada 7 de Voltron

Boa quarta-feira pra todos! Quarta-feira é dia de desenhos animados aqui no blog, e hoje quero falar de um desenho que eu adoro chamado Voltron. Na verdade quero trazer duas visões sobre a polêmica sobre a 7 temporada do desenho. Eu não gosto de espalhar tretas por aí, mas nessa postagem eu procuro esclarecer mais sobre o que aconteceu, então leiam com atenção e com empatia.

Obviamente, CONTEM SPOILERS!


Voltron, remake da DreamWorks e Netflix
Em resumo, Voltron na verdade é um remake de um anime bem antiguinho. Pelo pouco que eu vi do antigo (e vale ver os memes no youtube), o novo é bem melhor. A animação fala sobre heróis do espaço, chamado de Paladinos, onde juntos eles formam o Voltron (vede o robô gigante na foto), o defensor do universo! Eu gosto de falar que é um Power Ranger, só que bom.E quando eu digo bom, eu não tô brincando. Quem assiste pode confirmar que o roteiro é ótimo, cheio de reviravoltas e suspensão de descrença - e com isso eu quero dizer momentos de "p*rra, deu ruim, e agora?" e "MEU DEUS DO CÉU" -, e, meu deus, a trama de cada personagem é de se deliciar. E em relação à última postagem de sexta-feira sobre dublagem (clique aqui para ler), tenho que dizer que nossa versão brasileira está maravilhosa.


Mas na última temporada, os fãs ficaram muito chateados. Eu não entendia o por quê, mas enquanto conversava com meu namorado, que também tinha assistido a série de animação, eu pude entender. Por isso, vou explicar como nós vimos o desenho até essa sétima temporada e o que contém nela de importante que resultou nesta polêmica.
Minha visão: Mostrei ao meu namorado, e contudo parei no primeiro episódio e ele que me incentivou a assistir o resto. Enquanto eu assistia no meu ritmo, a sétima temporada foi lançada, e a alcancei sem nenhuma parada para espera. Nos é apresentado o Adam, que descobrimos ser o namorado/par do Shiro, o Paladino Negro. Mas infelizmente está acontecendo uma invasão alienígena na série, e dentre tantas outras pessoas, o Adam morre. Sua aparição foi curta (pelo menos até agora, pois pode se mostrar mais através de flashbacks na série), mas serviu para entendermos mais da vida do Shiro. E a relação dos dois foi tratada com a maior naturalidade, o que é ótimo.
Visão do meu namorado: Ele gostou tanto da série (vocês não tem ideia) que foi tankando (assistindo sem parar) até a sexta. Próximo de lançar a sétima, ele se deparou com o marketing da próxima temporada:

Voltron está anunciando que o líder da equipe é da comunidade LGBT e que vai ter alguma coisa em relação a isso nessa temporada! O hype foi enorme! Porém, quando ela é lançada, descobrimos que poucas cenas são mostradas no passado e nem interação dos dois acontece no presente, por que ele simplesmente MORREU. Eles usaram a comunidade LGBT, sabendo que o fandom e o possível público alvo adoraria a expectativa, e a relação dos dois personagens para fazer um enorme anúncio (poxa, olhem as cores da bandeira por trás do Shiro), mas nada do tipo foi trabalhada na temporada.  Ele continuou amando a série e seus últimos acontecimentos, mas é disso que vamos falar.

Depois de um debate eu acabei entendendo a enorme quantidade de reclamações que os fãs estavam fazendo para os produtores da série. E eles tem razão, usar a relação homossexual, que pode ser muito bem implícito na história, para chamar atenção não foi a melhor jogada. Ainda mais com essa onda (e damos graças) de representatividade e de discussão sobre respeito das minorias.

Mas não levando o marketing em consideração... Realmente houve um problema? Não vou dizer se sou ou não da comunidade LGBT, por quê o necessário para entender a situação é empatia. Na série, como eu disse, a relação dos dois mostrou tanto naturalidade quanto a de um casal hétero, e a morte do Adam foi consequência do caos todo que tava rolando na Terra.

Talvez alguns dos fãs estejam direcionando sua raiva para as pessoas erradas. Muitas vezes os produtores nem sabem o que tá acontecendo com o marketing da sua obra, por que é outra área que cuida disso! Não estou dizendo que eles não estavam sabendo das propagandas, mas estamos falando de marketing: persuasão e apelação. Muitas vezes parece ser o melhor para a propagação da série, e eles não podem prever com clareza o que pode acontecer. O tanto de treta que acontece por causa de um marketing errado não são poucas. O nome disso é "gafe", e acontece até de forma informal, que podemos notar mais comumente hoje em dia: a foto de alguém famoso com uma legenda com incentivo a algo, o twitter sem nenhuma intenção de ofensa de um, um vídeo com uma pegadinha de mal gosto de outro... E, lógico, com grandes marcas também. Coca-cola e Inter tem alguns casos a serem compartilhados, por exemplo.

Por isso achei importante mostrar duas visões do acontecido. Tanto para que eu entendesse o erro de uma área tanto para mostrar a imutável intenção da outra. Estou dizendo isto não por quê a equipe de marketing que fez a confusão e isso não importa, até por quê é essa área que atrai mais público alvo para a animação, tornando-a muito importante. É importante saber o que tá acontecendo e olhar o outro lado da moeda. Isto é, ver de diferentes perspectivas. Principalmente com o aumento da voz de qualquer pessoa pelas mídias sociais e a influencia que isso causa. Não é errado, mas temos que prestar atenção. Os dubladores da Pidge e do Lotor até se pronunciaram, dizendo que estavam com medo de ir em convenções e pedindo mais carinho dos fãs (respectivamente nessa ordem). Você vê por aí que isso não foi uma movimentação pequena do fandom, e sim o incentivo de pessoas tóxicas aos outros fãs de dizer que isso foi um erro dos criadores (enfiando outros pontos bem nada a ver também) e difamando a série inteira por causa disso.


Voltron continua sendo uma série ótima, com tudinho que eu falei no quarto parágrafo intacto. Esse erro vai ficar marcado? Vai sim, com certeza, foi um erro h o r r o r o s o, bem feio do marketing. Mas os ideais que os produtores passam pra gente através de sua obra continua. A relação do Shiro e do Adam não foi erroneamente representada, foi uma relação onde estavam nos seus baixos nos bem conhecidos altos e baixos da vida, que serviu para enriquecer a série quanto a história, assim como a morte de outros personagens. Seria maravilhoso se todo mundo ficasse vivo, na verdade! Mas isso já é outro assunto.

O que quero dizer resumidamente é, pelo nome do bom Voltron defensor do universo amém, vamos lutar juntinhos para uma comunidade menos tóxica e para a cultura de em vez de discutir e acusar, ter uma conversa (ou quase) e entender os diferentes pontos da situação, como eu tive com meu namorado e poderia ter com qualquer outra pessoa sobre qualquer outro assunto! Vamos fazer disso um exemplo ;).

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Diz aqui sua opinião! É de graça e aceitamos críticas e elogios ;)